Reflexões crônicas. Pensamentos imperfeitos.

Friday, November 17, 2006

Só pra me odiarem mais um pouquinho...

Eu costumo ser respeitosa com as opções religiosas das pessoas mas, confesso ser muito mais complacente com as afro-brasileiras. Sabe aquela coisa de defender os oprimidos? Bom, poderia ser, mas não é. Acho que é puro interesse mesmo, apesar de acreditar fielmente que a evolução também implica se livrar de superstições e simbolismos.

Por outro lado confesso não condescender nem um pouco com a Igreja Católica. Acho que é algum tipo de vingança histórica. Existe alguma coisa no mundo que já matou mais do que ela? E não só pessoas, como também documentos históricos, obras de artes, monumentos arquitetônicos... Eu conheço católicos, namoro católico, tenho família católica, dezenas de amigos católicos. E acho que toda essa maioria não faz muito bem a ninguém. Ser minoria faz a gente repensar um pouco a vida, e principalmente o tratamento relegado às minorias.

E já que está na moda colocar os evangélicos na berlinda (me perdoem mas é merecido), preciso me pronunciar sobre eles. Não vou falar dos dízimos exorbitantes, da suposta lavagem cerebral, das pregações minimamente racionais. E sim que algo de bom ainda resta: o caráter revolucionário. Desde que Martin Lutero decidiu enfrentar Deus e o mundo (é apenas uma força de expressão...) os evangélicos não param de revolucionar. E dá-lhe canais evangélicos, artistas gospel, e formas engenhosas de louvar a Deus. Como dar o que você tem de mais precioso para que o seu pedido de graça seja levado a Israel, por exemplo. (Nunca entendi direito essa lógica. Se eu já sou miserável, como Deus iria querer o pouco que eu tenho, em troca de qualquer outra coisa?)

1 Comments:

Blogger Gabriel Moura said...

This comment has been removed by a blog administrator.

8:06 PM

 

Post a Comment

<< Home